Enem 2021
Enem 2021 inicia em Pelotas
No primeiro dia de aplicação de provas, movimento foi tranquilo no campus Anglo da UFPel
Carlos Queiroz -
O domingo de forte calor em Pelotas marcou a abertura dos portões de diversos prédios ao meio-dia para a aplicação da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste primeiro dia de provas, os candidatos realizam 90 questões de múltipla escolha, divididas entre as áreas de Linguagens e Ciências Humanas, além de desenvolver a redação, que é uma área importante na disputa de uma vaga na universidade. Em decorrência da pandemia, 2021 ficou marcado como o primeiro ano no qual foram realizadas duas edições da prova.
No campus Anglo, pertencente à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o movimento foi bastante tranquilo. Não houve registros de candidatos atrasados e os estudantes acessaram o local da prova sem maiores dificuldades. Ao contrário de edições anteriores, o tráfego de veículos não foi interrompido na rua Gomes Carneiro e, desta forma, os vestibulandos não precisaram caminhar para acessar o portão principal de entrada. A informação repassada pelas forças de segurança que atuavam no local é de que 800 candidatos realizariam a prova no Campus. Mesmo com número expressivo, não houve aglomeração no momento de ingresso no prédio.
Entre os candidatos, o ambiente era de tranquilidade. Com o forte calor que fez em Pelotas neste domingo, muitos estavam à sombra, acompanhados de professores e de familiares antes de ingressarem no prédio das provas. A estudante Júlia Lopes, de 18 anos, está realizando o Exame pela primeira vez, buscando uma vaga no curso de Nutrição. Ela conta que não se sentiu nervosa com a realização da prova. "Eu estava muito ansiosa, mas agora tô tranquila. Foi um ano difícil, mas, ao mesmo tempo, consegui fazer bastante coisa, edições das provas anteriores, simulados e estudar bastante", afirmou. Colega de Júlia, Eduarda Dutra, também de 18 anos e que está realizando o Exame pela primeira vez, disse que o nervosismo maior é antes da prova iniciar, mas que, após a entrega das questões, se sente mais tranquila para desenvolver as respostas. "Dá um nervosismo pela parte de ficar parada antes de iniciar a prova. Mas, a gente fez o que dava pra ser feito. Eu me sinto preparada para realizar o exame", destacou.
Redação
Antes de iniciar a prova, a dupla estava ansiosa com o tema da redação. "Tô confiante para fazer o texto e muito curiosa para ver qual será o tema. Tem tantas coisas acontecendo no país que é difícil prever o que será", disse Eduarda. Os portões de acesso aos prédios de realização da prova foram fechados às 13h e, por volta das 14h, o ministro da educação, Milton Ribeiro, confirmou no twitter que o tema da redação desse ano é "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". O segundo dia de prova do Enem acontece no próximo domingo e trará 90 questões de múltipla escolha de Ciências da Natureza e Linguagens.
Queda nas inscrições
Segundo dados do Inep, o número de inscritos no Rio Grande do Sul para realizar a prova em 2021 caiu 47% em comparação ao ano anterior. Cerca de 136 mil pessoas irão fazer o Exame no Estado, índice inferior às 260 mil inscrições do Enem 2020, que também foi realizado neste ano em função da pandemia.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário